
Nos anos 60, na Inglaterra, o rhythm & blues estava dando os seus primeiros passos e dezenas de grupinhos musicais de garagem estavam surgindo, dentre eles John Mayall e os Rolling Stones. A cena musical inglesa girava em torno do Clube Crawdaddy, um clube localizado no subúrbio de Richmond, onde a banda ‘The Rolling Stones’ tocava todo domingo desde 1962, atraindo jovens de várias camadas sociais, entre eles Paul Samwell-Smith (baixo), que com Tony Topham de 15 anos (guitarra), Chris Dreja (guitarra) e Keith Relf (vocais), e até aparecer Jim McMarty não tinha ninguém na bateria, formavam o ‘Metropoliton Blues Quartet’, um quarteto acústico que tocava o blues rural de Robert Johnson e afins.
Ao ouvirem os ‘Rolling Stones’, passaram para instrumentos elétricos. E foi esse grupo que o sr. Gomelski contratou para ocupar o palco do ‘Crawdaddy Club’ no lugar dos ‘Stones’ quando estes assinaram contrato com uma gravadora chamada Decca Tapes e lançaram o primeiro compacto em vinil. Só que, antes do ‘Metropoliton Blues Quartet’ aceitar o convite especial, duas modificações aconteceram de imediato: Eric Clapton substituiu Tony Topham na guitarra solo e a banda passou a se chamar ‘The Yardbirds’ (os pássaros cativos), nome inspirado no título de uma música do jazzista Charlie Parker. A letra dessa canção falava dos vagabundos que viajavam nos trens, no sul dos Estados Unidos.
Tocavam material de seus mestres negros americanos Bo Didley, Willie Dixon, Muddy Waters, Chuck Berry, Buddy Guy e Kimmy Reed, e Eric Clapton logo passou a ser aclamado por seu estilo improvisador, que lhe rendeu o apelido de ‘slowhand’. No mesmo ano em que lançaram seu primeiro compacto, ‘I Wish You Would’ (1964), excursionaram e gravaram com Sonny Boy Williamsom. Pouco a pouco, o grupo se encaminhava na direção do pop e Eric Clapton não gostou nada do tom comercial que começava a ser dado ao som do grupo. Em protesto, saiu da banda, e se juntou a ‘John Mayall & Bluesbrakers’, substituindo Roger Dean. Jimmy Page foi convidado para preencher a vaga, mas acabou recomendando Jeff Beck.
O primeiro LP, ‘Five Live Yardbirds’ de 1965, ainda contou com a participação de Clapton. O disco seguinte trazia Jeff Beck cantando em ‘Nazz Are Blue’. Em 1966, Paul Samwell-Smiths resolveu sair e Jimmy Page foi novamente convidado. Os ‘Yardbirds’ agora tinham os dois guitarristas mais criativos: Jimmy Page e Jeff Beck. Jimmy Page não só era um excelente músico como também contava com apoio e respeito de gente como Eric Clapton e John Mayall e larga experiência em estúdios. Jeff Beck, responsável pela introdução de elementos como a slide guitar, o fuzz, efeitos de feedback, além de suas famosas performances em que tocava sua guitarra com uma só mão, e a outra colocava em cima da cabeça, sendo um dos primeiros músicos num grupo a popularizar o guitarrista-showman. Uma revista chegou a afirmar que Jimi Hendrix observara Jeff, mostrando interesse por essa técnica em particular.
Na última fase e o período mais duradouro da banda, foi lançado um álbum histórico ‘The Yardbirds’ (1968), que marcou o fim definitivo da banda com a saida de Page que alegou cansaço do trabalho em estúdio, e Jefff Beck foi o próximo a sair da banda. Foi nessa ocasião que Keith Relf e Jim McCarty, mais a irmã de Relf, Jane, Louis Cennamo e John Hawken (ex-Nashville Teens) resolveram formar uma banda totalmente diferente, uma banda com um som mais acústico com misturas de folk, art-rock, e com características progressivas que recebeu o nome de ‘Renaissance’. Outros grandes grupos também tiveram influências dos Yardbirds, dentre eles ‘Cream’, ‘Strawbs’ e ‘Led Zeppelin’.
Chris Dreja, que pretendia com Jimmy Page formar o ‘New Yardbirds’, resolveu tentar uma nova carreira em fotografia. Um de deus trabalhos foram as fotos de capa do primeiro álbum do ‘Led Zeppelin’ (que chegou a usar o nome New Yardbirds em seus primeiros shows). Keith Relf morreu em maio de 1976 eletrocutado pela guitarra. Paul Samwell-Smith assessorou a carreira de Cat Stevens. Somente na década de oitenta a critica especializada voltaria a refletir e conceder a devida importância que ‘The Yardbirds’ merece, ofuscados em parte, pelas incríveis carreiras de seus guitarristas Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page.
incrivel cara vou conferir o som dels. .
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