quinta-feira, 24 de junho de 2010

The Cure



Banda inglesa formada em 1976 em Crawley, Inglaterra, ‘The Cure’ é liderada por Robert Smith, único membro a permanecer desde a sua formação, sendo também produtor, cantor, compositor, além de tocar vários instrumentos. Nascido em Blackpool, Inglaterra, ainda criança mudou-se para a periferia da cidade de Crawley. Tendo sido expulso da escola por ser considerado uma má influência para os outros alunos, formar uma banda de rock, talvez tenha sido a única saída para o garoto tímido e considerado estranho por usar maquiagem e roupas pretas. Aos 16 anos, criou a banda ‘Easy Cure’ que seria a semente da banda ‘The Cure’, pioneira e principal divulgadora do rock que viria a ser conhecido como gótico, marcado por visual depressivo e letras idem.

Em 1978, uma demo com a música ‘Killing An Arab’ caiu nas mãos de Chris Parry, executivo da gravadora Polydor. Impressionado com a música e principalmente com a atitude estranha e original da banda, resolveu bancar a produção de um single. Embora a música não tenha chegado aos primeiros lugares nas paradas, a boa repercussão foi suficiente para que a banda pudesse gravar seu primeiro álbum, o clássico 'Three Imaginary Boys', em 1979. Nos Estados Unidos o disco foi lançado em 1980 como 'Boys Don’t cry', cuja capa não trazia nenhuma foto da banda, somente três eletrodomésticos.
Com o segundo álbum em 1980 de arranjos muito elaborados, que os caracterizariam a partir de então, a banda se torna um grande sucesso na Inglaterra e arrisca a sua primeira turnê mundial. O terceiro álbum e o quarto, marcam a fase mais sombria do 'Cure', refletem um período muito conturbado de Smith, problemas com drogas e principalmente alcoolismo. As letras são tristes de doer, mas o forte mesmo são os arranjos, em que Bob imprime toda sua depressão. Aclamados no final dos anos 80 e princípio da década seguinte, com diversos álbuns que alcançaram grande exposição e popularidade, passaram a ser negligenciados pela imprensa na segunda metade dos anos 90. Com a chegada do novo século, a banda foi reconhecida mundialmente como uma das mais influentes do rock alternativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário