segunda-feira, 14 de junho de 2010

Buffalo Springfield


Além dos ‘The Byrds’ e ‘The Band’, nenhuma outra banda americana teve grande impacto sobre o folk-rock e o country-rock como o som do rock californiano de ‘Buffalo Springfield’. A formação do grupo é uma lenda: em um congestionamento na Sunset Boulevard em Los Angeles, Stephen Stills e Richie Furay que eram vocalistas no grupo ‘The New Choctawquins’ e atuavam também no ‘The Au Go Go Singers’, avistaram um carro fúnebre que Stills tinha certeza que pertencia a Neil Young, um canadense líder da banda ‘Neil Young & The Squires’ que ele tinha conhecido tempos atrás em uma excursão pelo Canadá. No carro fúnebre iam como passageiros o baixista canadense Bruce Palmer e o baterista Dewey Martin. Do encontro nasceu o grupo que foi provisoriamente batizado de ‘The Herd’, depois ‘Buffalo Springfield’, adotado após coagirem uma banda que tinha o mesmo nome. Stephen Stills seria um dos guitarristas-solos, tecladista e vocalista; Neil Young seria o segundo solista, tecladista, vocalista, além de tocar gaita; Richie Furay ficaria com a guitarra-ritmo; Bruce Palmer seria o baixista e Dewey Martin, o baterista.
O grupo estreou ao vivo, no 'Orange County Fair Grounds', em San Bernardino, abrindo para os Byrds. Após conseguirem alguma reputação começaram a procurar uma gravadora e acabaram fechando contrato com a Atlantic Records. Lançaram o primeiro single, 'Nowadays Clancy Can’t Even Sing', canção de Young na voz de Furay, que conseguiu apenas o 110º lugar na parada. O motivo do fracasso é a inclusão da palavra 'damn'. Gravaram mais músicas que nunca foram lançadas. É lançado um segundo single, 'Burned', escrita por Neil Young, que também fracassa. Logo em seguida, Stephen Stills, após assistir uma repressão policial contra jovens, escreve o maior clássico da banda, 'For What It’s Worth', rapidamente gravada. Enquanto gravavam o primeiro disco, abriam shows dos Rolling Stones no 'Hollywood Bowl'. ‘Buffalo Springfield’, não foi muito longe, existiu um pouco mais de dois anos, entre 1967 e 1968 e com três discos notáveis. O grupo teve três compositores talentosos: Stills, Young e Furay, mas eles também eram temperamentais e tinham os egos inflados o que provocava conflitos constantes devido a discordâncias musicais e ideológicas, especialmente entre Stills e Young.
A estréia com o primeiro álbum ‘Buffalo Springfield’ foi um fracasso por causa da péssima produção realizada pelos empresários. O segundo álbum, ‘Buffalo Springfield Again’, de 1967, mostrou um folk rock politizado e interiorano com o violão folk característico. Com esse álbum, a impressão que se tinha é que o sucesso seria o ápice para um trabalho bem feito de uma banda cujos integrantes viviam em harmonia, mas o que se via nos palcos era o contrário: empurrões e guitarras voando em direção ao companheiro, vaias desaprovadoras do público e o fracasso comercial. O grupo se reorganizou várias vezes até se separar definitivamente em 1968. O último álbum mostra claramente o grupo fragmentando. As tensões pessoais e brigas levaram a uma cisão inevitável, começando com a saída de Bruce Palmer para carreira solo. Ele viria a se reunir com Stephen Stills em ‘Crosby, Stills, & Nash’. Boatos de uma volta do 'Buffalo Springfield' circularam durante anos, mas nunca se materializou. Apesar da história conturbada e de nunca ter chegado ao topo, a importância do ‘Buffalo Springfield’ para o rock é inestimável, tanto que entraram para o ‘Rock’n’Roll Hall of Fame’ em 1997 pela sua qualidade. Uma das mais importantes bandas dos anos 60 e precursora do folk rock ‘Buffalo Springfield’ não serviu apenas de trampolim para os talentosos Neil Young, Stephen Stills e Richie Furay.

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